Técnicas de ensino/interdisciplinaridade
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/06/2019
https://didatica.forumeiros.com

Bem-vindo!!!!!! Empty Re: Bem-vindo!!!!!!

Dom Jun 09, 2019 1:42 am
Atenção!
- O Fórum ficará aberto até o dia 11/06/2019.
- Todos são bem vindos para compartilhar suas opiniões, experiências, etc..

Pergunta norteadora:
Levando em conta seu conhecimento sobre o tema apresentado, na sua opinião quais são as limitações acarretadas pela  fragmentação do conteúdo pela escola (currículo) e qual é o seu impacto na formação plena do aluno?
avatar
broduard
Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/06/2019

Bem-vindo!!!!!! Empty Re: Bem-vindo!!!!!!

Dom Jun 09, 2019 7:29 pm
Deixo aqui uma imagem, que na minha opinião resume bem o que penso quanto a segregação dos conteúdos em disciplinas de maneira isolada.

Bem-vindo!!!!!! 62588211"
avatar
danisauniere
Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/06/2019

Bem-vindo!!!!!! Empty Re: Bem-vindo!!!!!!

Ter Jun 11, 2019 11:56 am
A organização da escola atual do meu ponto de vista, está muito mais voltada para a preparação para passar em provas como vestibulares, do que para realmente agregar conhecimento. Isso envolve a fragmentação do conteúdo pela escola. Para passar em um vestibular, os alunos precisam saber responder questões de diversas áreas do conhecimento, então a fragmentação ocorre, para que os alunos peguem familiaridade com os diversos tipos de questões que existem nesses tipos de avaliação. Muitas vezes, os alunos aprendem mais técnicas, do que o conteúdo de fato. O que a escola muitas vezes deixa passar despercebido, é o fato de que para resolver uma questão de matemática, o aluno precisa saber interpretar a questão, e não apenas ler, então ele precisa de outras habilidades. Para se estudar Matemática e concretizá-la na esfera real, precisamos imaginar que indo a feira ela está presente na hora em que compramos frutas, mas ela não está sozinha lá. Está intimamente interligada às pessoas que compõem a feira, aos seus contextos sociais, às frutas e seus sabores e a maneira particular como os feirantes se comunicam. Ou seja, é impossível, na vida real, separar a Matemática de qualquer outra disciplina. O impacto causado na vida do aluno é grande, muitas vezes os alunos saem da escola acreditando que tudo o que ele viu ali, ele não utilizará na escola, ou ainda, só aprende para passar na prova, e logo depois já esqueceu tudo. Isso ocorre na universidade também. Muitas pessoas encaram o trabalho final de curso (tcc) apenas como uma formalidade para obter a pontuação e conseguir o diploma, e muito disso vem da própria forma como a escola e a universidade está organizada, ou seja, a própria instituição faz com que o aluno acredite que é apenas mais uma formalidade a ser cumprida.
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 2
Data de inscrição : 09/06/2019
https://didatica.forumeiros.com

Bem-vindo!!!!!! Empty Re: Bem-vindo!!!!!!

Ter Jun 11, 2019 7:40 pm
De Issao Para Admin, Hoje à(s) 13:53

Olá pessoal,

dois impactos são visíveis: dificuldades na aprendizagem e aumento do desinteresse dos alunos, que, por si sós, muitas vezes, não conseguem enxergar um sentido para o conteúdo apresentado de forma isolada.

Tenho exemplos em casa e em conteúdos diversos. Num deles, em Geografia, foi apresentado o conteúdo sobre o oriente médio. Em história, estudaram a Mesopotâmia. Mas, quando mostrei a ela a posição geográfica daquilo que tinha estudado em história e o significado da palavra, ficou surpresa e "maravilhada". Eu fiquei sem entender nada.

Noutro caso, conversando sobre a terceira lei de Newton, perguntei qual a força que impulsiona o nosso passo (andar)? Depois que eu disse que era uma reação à força que ela aplicava na terra, ficamos muito tempo conversando sobre os fenômenos físicos do cotidiano. E ela, interessadíssima.

Abraços a todos e boa apresentação
Conteúdo patrocinado

Bem-vindo!!!!!! Empty Re: Bem-vindo!!!!!!

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos